Qual a diferença entre uma lixeira e um aterro sanitário?
Nas lixeiras, era depositado todo o tipo de lixo. Não existia vedação e portaria, de modo a controlar o acesso à lixeira. O lixo era depositado directamente no solo (sem que houvesse qualquer isolamento) e raramente havia cobertura do lixo depositado, com terras. Assim sendo, as águas poluentes (lixiviados) infiltravam-se no solo ou escorriam para as linhas de água, e os gases libertados pela fermentação do lixo orgânico (biogás), eram directamente libertados para a atmosfera.
Num aterro sanitário, apenas são depositados certos tipos de lixo. Há aterros para o lixo doméstico (Resíduos Sólidos Urbanos - RSU), outros para resíduos industriais, por exemplo. São espaços totalmente vedados e com acesso controlado por uma portaria, de modo a identificar e autorizar ou não, a deposição dos resíduos.
Toda a área, onde se irá depositar o lixo, está impermeabilizada, de modo a que não hajam infiltrações poluentes no solo. Os lixiviados são retirados da área do aterro e enviados para uma ETAL, onde serão tratados. O mesmo se passa com o biogás, que também é retirado e tratado, podendo mesmo ser feito o aproveitamento energético destes gases. Os resíduos são cobertos diariamente com uma camada de terra, para evitar os maus cheiros e também o aparecimento de animais.Sociedade: Actuo a nível individual, tendo em conta as diferentes ocupações profissionais relacionadas com a recolha e tratamento de resíduos e as posições ocupadas na estrutura social, no sentido de incrementar trajectórias de mobilidade social ascendente.
Tecnologia: Actuo sobre a produção, tratamento e valorização de resíduos numa base técnico-profissional de forma a detectar melhorias possíveis e meios de as concretizar, com vista à redução da poluição e dos consumos energéticos, e do aumento da segurança.
Ciência: Actuo relativamente aos princípios científicos químicos, físicos e biológicos em que assenta a reciclagem e o tratamento e valorização de resíduos.
quarta-feira, 25 de março de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário