Na antiguidade, quando o homem nao dispunha de meios mecânicos para determinar as horas do dia, ele utilizava de meios naturais para poder medir o tempo. O sol, a água e a areia foram os principais intrumentos que possibilitaram o homem a controlar as horas do dia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTNgluoagWNqufrCYSGkbqdlegEDq-TeZHg1G0_m2MZpTg58vAcQ0JTpSyt_OSVU00iUGPv9340Yzd0ZqFU1tsUOKRJYGLiHyudZKmMjzRzWkdBooG1SMqVGpbU6q85KkgBbLiC-0bwYc/s320/135clepsidra.jpg)
Foi um dos primeiros sistemas criados pelo Homem para medir o tempo. A clepsidra mais antiga foi encontrada em Karnak, no Egito, datando do reinado de Amenhotep III. Outros exemplares foram identificados na Grécia antiga, (c. 500 a.C.). Na China, o astrônomo Y. Hang inventou uma clepsidra que indicava os movimentos dos planetas (721). Consiste em dois recipientes, colocados em níveis diferentes: um na parte superior contendo o líquido, e outro, na parte inferior, com uma escala de níveis interna, inicialmente vazio. Através de uma abertura parcialmente controlada no recipiente superior, o líquido passa para o inferior, observando-se o tempo decorrido pela escala. Este tipo de instrumento evoluiu tecnicamente de forma a permitir uma medição do tempo com maior exatidão.
Sem comentários:
Enviar um comentário